A compra de um carro 0km com isenção de impostos (IPI e ICMS) é um benefício que fica em torno de 25% do valor do carro e que é concedido à dois grupos de pessoas:
- Taxistas
- Pessoas com Deficiência Física e/ou Autismo
No momento da contratação de um seguro para esse tipo de veículo devemos ficar atento à algumas particularidades que existem quanto a indenização em caso de perda total por colisão, roubo ou furto.
De uma maneira geral, as seguradoras trabalham de forma que em uma situação de indenização integral, o valor pago ao segurado com esse tipo de apólice será em torno de 75% da tabela FIPE contratada, ou seja, os impostos são de responsabilidade do segurado.
Porém, existem algumas seguradoras, como a Porto Seguro, Itaú e Tokio Marine que oferecem a contratação de uma cláusula especial, garantindo que no caso de um sinistro integral o beneficiário recebará 100% da tabela FIPE contratada.
- Porto Seguro e Itaú: oferece a cobertura “cláusula de despesas extraordinárias especiais”, garantindo com isso que os imposto serão quitados pela seguradora e o cliente receberá o valor integral da FIPE do veículo em questão.
- Tokio Marine: possibilita a contratação de uma margem de até cerca de 30% superior ao valor determinado do veículo pela seguradora, o que na pratica cobre o percentual descontado no valor da indenização referente a isenção dos impostos.
Outro fato que devemos nos atentar é que alguns desses modelos de automóveis comercializados para PCD não são encontrados na tabela FIPE, nesses casos a forma de contratação do seguro acontecerá pelo valor determinado e não pelo valor referenciado.
Quer saber mais informações e cotar um seguro para PCD, entre em contato com a Insuseg Corretora.