Antes de saber em quais casos se perde o bônus do seguro, é preciso relembrar o que é uma classe de bônus e qual a regra geral para obtê-la:
Classe de bônus é um desconto progressivo ofertado pelas seguradoras no momento da renovação do seguro ao usuário que não sofreu nenhum sinistro durante a vigência anterior. Esse bônus é uma forma da seguradora premiar o cliente por ele ser um “bom segurado”, ou seja, oferece pouco risco de sinistro.
As classes de bônus altas representam segurados com menor risco de sinistro, e quanto maior for a classe de bônus, maior o desconto que as seguradoras oferecem (os descontos variam de seguradora para seguradora).
Porém, caso o seguro tenha sido acionado com cobertura para algum sinistro durante a vigência, o usuário perde uma classe e bônus.
A seguir veremos alguns exemplos de situações em que o segurado perde o bônus:
– Quando houver uma colisão, ou algum outro tipo de acidente em que o seguro seja acionado para que conserte o automóvel, seja o segurado culpado ou não do acidente, ele perderá um bônus durante a renovação.
– Se o carro sofreu perda total, foi furtado ou roubado e não encontrado e ao final do processo o segurado receber indenização integral do seguro, quando for renovar o seguro ele perderá uma classe de bônus.
– Em casos de acidentes envolvendo outro veículo em que o segurado for o causador do acidente, e acionar a cobertura de terceiros de seu seguro ele também perderá uma classe de bônus, pois usará o seguro para um sinistro.
– Se o usuário acionar a cobertura por APP (Acidentes Pessoais a Passageiro), por conta de uma morte, caso de invalidez, ou despesas médicas com um dos passageiros ou o motorista.
– Quando o seguro não é renovado no dia final da vigência. A partir de 30 dias da quebra da vigência, o usuário começa a perder bônus.
– Se o segurado trocar de categoria de seguro. Por exemplo, ele tem um seguro de automóvel incêndio e roubo ou somente para terceiros e muda para um seguro com cobertura compreensiva. Nesse caso ele perde algumas classes de bônus, porém a quantidade de bônus perdido varia de seguradora para seguradora.
Fontes: susep / minutoseguros / itau / tudosobreseguros